RE=edirecionamento

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA PAIS DE ATLETAS: construindo uma relação saudável


Ø  Faça com que seu filho se sinta valorizado e reforce sua auto-estima especialmente quando sua performance não for boa e/ou  quando perder uma competição. Evite criticar os resultados do seu filho.
Ø  Permita que seu filho participe de diferentes modalidades esportivas, até que escolha a que se sente motivado a praticar.
Ø  Escolha com cuidado a escola e/ou clube que seu filho vai praticar sua atividade esportiva, certifique-se de que o ambiente e a filosofia do clube contribuirão para um desenvolvimento saudável e integral.
Ø  Verifique se o treinador é qualificado para orientar seu filho no esporte.
Ø  Ajude seu filho a entender as lições valiosas que o esporte pode proporcionar, preparando-o para a vida.
Ø  Esteja preparado para ajudar emocionalmente e apoiar seu filho especialmente quando há problemas. Evite usar o castigo e a falta de carinho, afeto e amor como meios para seu filho se esforçar e jogar melhor.
Ø  Procure entender quais os interesses e necessidades da criança no esporte.
Ø  Centre-se fundamentalmente no rendimento e não exclusivamente no resultado da partida.
Ø  Seja um acompanhante de seu filho estimulando-o positivamente, fazendo-o acreditar em si próprio, em seu potencial criativo e de realização, aprecie  quando fizer algo bom, quando acertar um movimento, um passe, uma jogada,  ajude-o a tornar-se uma pessoa confiante e, dessa forma, vá diminuindo o número de exigências.
Ø  Críticas destrutivas prejudicam a auto-estima.
Ø  Os pais então precisam compreender que a alegria da vitória e do sucesso por mais simples que possa ser,  estará sempre ao lado de um possível fracasso.
Ø  Nesse momento, muitos pais ficam tão abalados pela tristeza e angústia do filho que pensam  em tirá-lo definitivamente do esporte.

Ø  Portanto, é fundamental  pensarmos o quanto  o esporte, quando bem conduzido, pode ser útil para que a pessoa aprenda que perder e ganhar estão juntos, e dessa forma entender que alegria e frustração precisam ser assimiladas para que possamos aceitá-las e isso leva tempo para se aprender.
Ø  Um jovem que sofre após uma derrota  e sai em lágrimas, deve ser amparado pelo treinador e pelos pais com carinho e paciência, e na maioria das vezes o silêncio é mais valioso do que qualquer palavra, como o popular "valeu".
 
Ø  Fundamental é a compreenão de que assim como no esporte, às vezes ganhamos outras perdemos, assim é na vida, e que em tudo que fizermos é importante uma boa dose de paciência pra perseguir as metas, disciplina, respeito, humildade, dedicação, comprometimento, persistência e acima de tudo, amor e paixão pela nossa atividade. Pois São esses os ingredientes que nos fortalecem diante das adversidades, nos tornam pessoas melhores, fazendo do nós verdadeiros campeões.
 
 
       Para Refletir:
Ø  Quanto amor dá ao seu filho ?
Ø  Como motiva seu  filho ?
 
Um abraço e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário